Pular para o conteúdo principal

Respeite seu luto.

Ao contrário do que gosto de fazer: escrever sobre o futuro e as esperanças do que ele nos reserva ou mesmo sobre o presente que deve ser vivido da melhor forma possível, hoje, estou aqui para falar do fim.

Não que eu queria, mas porque precisamos conversar sobre o que acabou e a despedida que se consumou antes mesmo do adeus, do último abraço que não foi nos dado a oportunidade de dar, dos planos que não se concretizaram, do sonho que para trás ficou...
Na verdade, não vamos tratar exatamente do fato, mas do impacto que nos causou: aquele sentimento de angustia profunda que sequer conseguimos definir se é saudade, culpa ou mesmo, remorso.
O que quer que seja, é intenso e dolorido, dependendo de toda nossa atenção e cuidado, para que não infeccione como um machucado mal cuidado.
Parece brincadeira, mas são os nossos sentimentos que definem quem somos. 
Tanto é verdade que a bíblia nos aconselha a guardar nosso coração, sob a justificativa de que é dele que se procede as fontes da vida. Isto porque, é no nosso coração em que se encontram os nossos sentimentos e é com base neles que na maioria das vezes agimos e/ou tomamos decisões.
Portanto, se cuidarmos do nosso coração de forma a manter fora dele a mágoa, inveja, ciúme, falsidade, mentira, ódio e rancor, entre tantos sentimentos desagradáveis, ao mesmo tempo que cultivarmos nele o que é bom: amor, perdão, alegria, paz, gratidão... conseguiremos viver bem melhor neste mundo (enquanto esperamos ansiosamente a volta de Cristo).
Acontece que, embora tenhamos o desafio de manter nosso coração puro, vivemos em um mundo mal, egoísta e traiçoeiro, que nos prega tantas peças, fazendo com que muitas vezes fiquemos corrompidos com o sistema.
Sistema este baseado apenas em aparências, cujos fundamentos é estabelecido pela famosa lei do desapego, tendo como norteadores o orgulho e egoísmo.
Visualiza-se isto ao perceber o valor que se dá aos seguidores, aos likes e compartilhamentos que temos nas redes sociais, sem sequer, nos preocuparmos com a efetiva socialização na vida real.
A propósito, quem nunca saiu com os amigos e se deparou com aquela típica situação de estar sendo totalmente ignorado enquanto os olhos estavam voltados para a telinha do celular?
Preocupante, não?
Reflexos de uma geração doente, em crise moral, cuja maior preocupação é parecer bem, manter às aparências, não importando-se nem um pouquinho com a preservação da essência.
Se nos frustarmos com um amor não correspondido, precisamos encontrar alguém melhor que nos valorize (não pela pessoa, mas só para poder dizer: não quer, tem quem queira); Se terminamos o namoro procuramos logo um jeito de deixar claro que "to melhor assim".
Se saímos de um emprego, mudamos de cidade, ou qualquer outro ponto final que a "vida" nos obrigue a colocar, a reação seguinte é tentar provar que foi o melhor, até não seria um grande problema, se não nos valêssemos de resultados fictícios para isso. 
Gente, precisamos dar mais atenção a quem somos por dentro, ao que realmente é importante.
Precisamos respeitar as fases das nossas vidas, sermos fieis aos nossos sentimentos, mesmo quando eles não forem os melhores (isso não quer dizer obedece-los, apenas respeita-los).
Sabendo que por mais rigoroso que tenha sido o inverno, ele sempre vai ter que partir dando lugar a primavera.
A vida é isso, a própria bíblia em Eclesiastes 3 nos ensina que há tempo e propósito para tudo que vivemos nesta terra, inclusive para o dia mau: morte, choro, despedida, separação, embora, muitas vezes não seja de nosso conhecimento quais são, de fato, os planos de Deus.
Esse negócio de querer estar melhor do que estamos ou ser quem não somos exige muito de nós, fazendo, na maioria das vezes, com que coloquemos os pés pelas mãos: namoramos por carência, gastamos mais do que somos capazes de ganhar; perdemos tempo, deixamos de aproveitar os momentos, não valorizamos quem realmente vale a pena e consequentemente não vivemos a vida da forma como deveria ser vivida: em fases.

Tentamos pular as fases negativas, maquiamos o sofrimento momentâneo, mas quando chega a fase boa, não estamos aptos a vive-la, pois, os nossos traumas, feridas abertas voltam a latejar (nos atormentar).
Com isso não fomos capazes de viver plenamente nem no passado, nem no presente.
Então, se ao fim desse texto posso deixar-lhes um conselho, é este: Viva! Por pior que seja a fase, passe por ela com a cabeça erguida. Seja fiel a si mesmo e aos seus sentimentos: Chore quando se sentir triste ou amargurado o suficiente, mas, se permita a rir mesmo se a piada não for tão engraçada, abrace (bem apertado, de preferência) sempre que tiver oportunidade, converse enquanto persistir o assunto, diga adeus quando ver que é hora da despedida, peça desculpas mesmo que não tenha certeza que errou, sinta saudades quando ela bater, mas, ainda assim siga em frente... Enfrente e apenas viva!

Comentários

  1. A verdade de forma descomplicada! Excelente texto. Carrega a profundidade de um assunto tão importante e tão atual!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, alegra-me receber um comentário como este, pois, traz o sentimento que estamos cumprindo o propósito deste blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não plante flores se não tiver a intenção de ficar para a primavera!

Olá pessoas lindas e amadas do meu coração, tudo bem? "Não plante flores se não tiver a intenção de ficar para a primavera" Essa frase me impactou muito, pois, me fez refletir sobre todas as flores que plantei pelo caminho de alguém sabendo que não tinha intenção de permanecer ali, também por relembram de quantas pessoas fizeram a mesma coisa comigo e o quanto isso doeu. As flores, nessa minha interpretação, são esperanças e a primavera o sentimento que essas esperanças alimentaram. A gente brinca, ri e muitos até se vangloriam por isso, mas, a coisa é muito mais séria do que imaginamos... Iludir uma pessoa é um pecado, uma desonra ao mandamento do SENHOR que nos ensina a amarmos o próximo como a nós mesmos. Pare pra pensar se alguma vez nessa vida você já passou por uma situação, de alguém que te mimou, te fez acreditar que era especial, te fez promessas, jurou te amar pra sempre, ganhou seu coração, seus beijos, abraços e tempo e depois decidiu simplesmente

O perfeito AMOR lança fora todo medo.

Minha gente linda... Ontem começamos a conversar a respeito de que FALAR não é uma questão apenas de liberdade, mas, também uma questão de coragem... e terminei falando que as vezes por trás de uma pessoa tagarela, esconde-se alguém com grande dificuldade de comunicação e como isso é possível? Vamos exemplificar: Existe uma menina, que sempre foi muito comunicativa, possui facilidade de fazer amizade, gosta de conversar, no entanto, possui uma dificuldade enorme de se referir a determinadas pessoas e expor alguns de seus sentimentos e opiniões, ainda em situações necessárias. E estou trazendo esse assunto em pauta, pois, muitas vezes esse é o nosso retrato e nós nem ao menos percebemos, por se tratar de uma situação um tanto quanto contraditória, rsrs. Mas, o que faz de uma pessoa aparentemente tão desinibida possuir tamanha dificuldade? O tão famoso MEDO... medo da rejeição, de ouvir não, de estar errado... E como podemos superar o medo? Existe apenas um remédio p

Aos Meus Melhores Amigos,

Caso queira, pode ler esta carta ouvindo esta música De todas as cartas que escreverei a partir de hoje, esta, com certeza, é uma das que mais me desafiam, pois, começa na impossibilidade de definir um único destinatário... Nãooooo, não é como se eu não tivesse amigos para quem escrever, ao contrário, tenho muitos e destes muitos tenho aqueles que por um dado momento foram minhas pessoas preferidas no mundo . Minha vida, portanto, são fases e para cada fase tive pelo menos um alguém com quem pudesse contar e denominar melhor amigo, alguém que ouviu meus dramas, aguentou minhas crises e ali permaneceu por quanto lhe foi possível. E não é que eu me sinta abandonada ou rejeitada, nem mesmo como se a amizade de antes tivesse se acabado, apenas, que nas voltas que a vida dá, os encontros e até mesmo as conversas passam a ser menos frequente... É por isso que seria injusto escolher um dentre todos esses ombros que me foram emprestado, pois, absolutamente todos foram as respostas

Se você já se sentiu sozinho...

Como de costume uma música para acompanhar a leitura.   Tem sempre aquele dia em que a gente está meio "sei lá..." Para mim, hoje é um desses dias...  Sabe, aqueles dias que abrigamos no peito todos os sentimentos do mundo, mas, não sabemos exatamente o que pensar ou falar? Aqueles dias em que nos perguntamos como é que as coisas chegaram a ser o que são hoje, ou em como as coisas mudaram tanto de um ano para o outro? E que não importa a profundidade dos questionamentos no fundo temos uma resposta: "É Deus". É Deus e seu silêncio, Deus e os seus nãos, Deus e o seu famoso espere... Nem sempre a gente entende, mas, no fundo a gente sempre sabe. A gente sempre sabe! E tem dias que não é fácil mesmo, a gente se pergunta se existe alguém que vai permanecer quando nos tornarmos inúteis (e por incrível que pareça não estou falando de relacionamento amoroso) ou quando não pudermos dar colo por ser justamente o momento em que mais precis amos de um? Por qu

Querido futuro amor,

Hoje é mais um dia comum e eu estou pensando em você... Sei que é engraçado pensar em alguém que não se sabe exatamente quem é. Mas que tem tanta certeza de que logo chegará, e quando isso acontecer não restará dúvidas: Será para sempre você! Sabe, as vezes chega a ser trágico: Muitos pensam e me julgam como se tivesse desistido de tudo,e desacreditado no amor ou mesmo perdido o interesse nos relacionamentos, na verdade, estou apenas esperando você! Você, cujas características físicas não consigo nem imaginar, mas, que com certeza me encantará tanto que nem  consigo parar de pensar como será ver o brilho do seu olhar. Você, a pessoa que tocará a música que só meu coração conseguirá escutar... Que me ensinará na prática tudo que hoje é apenas uma teoria sobre o que é amar. Você, que tão discretamente se tornará o motivo dos meus sorrisos, da minha saudade e até mesmo de algumas lágrimas... Que dividirá comigo sua história, seus projetos e principalmente, sua vida. Que

Quem é Kéfera?

Olá pessoas, Nunca escrevo esse tipo de texto, mas ta rolando a maior polêmica na net com uma tal de Kéfera, youtuber famosa, que eu particularmente, não conheço, quando muito vi um vídeo dela, apresentado por minha irmã, que se quer aguentei ver até o final. Resumindo: a moça inventou de fazer uma brincadeira com Deus, como muitos, inclusive, no meio gospel... E o povo, como não perdoa nada, já caiu matando. Assim que vi a polêmica, e as discussões nos comentários entre religiosos e liberais, como Cristã, lembrei de um único versículo: Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Salmos 1:1 NTLH http://bible.com/211/psa.1.1.NTLH Gente, sem querer criticar a moça, mas já criticando...  Penso que ao invés de ficar indignado e querer a lançar no inferno com as próprias mãos, vejamos o que a palavra de Deus diz a respeito: